quarta-feira, 15 de outubro de 2008
por Jocelem Salgado

Tomar água durante as refeições pode trazer ganho de peso

Um elemento vital, assim podemos definir a água. Vital para nossa saúde, beleza e principalmente sobrevivência. A água é a substância mais abundante do corpo humano; é um componente essencial de todos os tecidos do organismo.

Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves. Numa situação limite, beber água é mais importante do que se alimentar.

Nosso organismo não agüenta mais do que quatro dias sem beber água, ao passo que passa semanas sem alimento.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. A água é necessária à formação de todos os tecidos do organismo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas.

A água é com certeza também um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo, já que não existe melhor hidratante para nossa pele do que ela. Existem muitas pessoas que simplesmente se esquecem de bebê-la durante o dia. O resultado é visível: pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão, etc. Um corpo bem hidratado, em geral apresenta uma pele macia e elástica, e não podemos nos esquecer que a necessidade do líquido aumenta com a idade.

Envelhecimento x necessidade de água

Conforme vamos envelhecendo, o corpo começa a ressecar cada vez mais, pois existe uma perda progressiva da quantidade total de água no organismo, decorrente da redução dos espaços onde fica armazenada.

Com o avanço da idade, a quantidade de gordura no corpo aumenta e a de água diminui, por isso, enquanto a massa corporal de um bebê recém-nascido consiste em 75 a 80% de água, em pessoas com mais de 60 anos a água representa apenas 50%. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas, além da desidratação, motivo de óbito freqüente entre idosos.

Os sintomas de desidratação são boca seca e sonolência, e em alguns casos pode haver distúrbios de comportamento. Se esse problema não for diagnosticado e tratado rapidamente, pode haver falência múltipla dos órgãos, seguida de morte. Por isso, os especialistas recomendam que tomemos água como se fosse remédio, principalmente a partir dos 50 anos.

A partir dessa idade há também uma diminuição da sensibilidade dos chamados receptores de osmolaridade, que ficam em vários pontos do sistema circulatório e avisam o cérebro quando o sangue está mais concentrado, fazendo a pessoa ingerir mais líquido. Por isso, depois de uma atividade como uma caminhada ou uma partida de bocha, por exemplo, uma pessoa mais velha não sente sede, pois o cérebro não a informará que seu corpo está em déficit. É diferente de um jovem que sentirá naturalmente a necessidade de repor os líquidos perdidos. Dessa forma, a solução é adquirir o hábito de beber água mesmo sem sede.

Necessidade diárias

Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água por dia.

Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado.

Portanto, a quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do nosso organismo.
Não podemos nos esquecer que é necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. É necessário ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento. Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.

Evite consumir água junto às refeições

Nesse caso, os liquídos podem causar indigestão, pois dificultam a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago. Podem também causar gases e flatulência. E ainda: como os liquídos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de "vazio" o que leva muitas vezes a pessoa a se alimentar novamente logo após a refeição, e o resultado disso todos já sabemos: ganho de peso. Por isso, a sugestão é procurar consumir água entre as refeições.

Água ajuda no processo de emagrecimento

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). É justamente no segundo caso que a ingestão de água atua favorecendo quem precisa perder peso. O estômago humano tem a capacidade limitada de dilatar até um volume de cerca de dois litros. Assim, a ingestão de líquidos ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos, aumentando a saciedade.

Água e fibras: uma ótima combinação na eliminação de toxinas

Quando o intestino não funciona corretamente, o nosso organismo dá vários sinais que algo vai mal, a começar pela nossa pele. A combinação adequada de fibras e água auxilia na movimentação do bolo fecal, ativando também o funcionamento adequado dos rins e da bexiga, e conseqüentemente na eliminação de toxinas. Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite, essa combinação diária é capaz de evitar que certas toxinas se transformem em erupções dermatológicas indesejáveis tais como acne, furúnculos, entre outros problemas. Nove entre dez modelos ou mulheres famosas incluem vários copos de água e alimentos fibrosos na sua lista de cuidados estéticos. É um segredo de beleza que todos nós podemos ter acesso.

Texto extraído do site Vya Estelar

Estou com pouco tempo esses dias, mas fica um texto que acho bastante interessante!!

Beijos enormes

7 comentários:

  1. . tenho tomado dois litros de água por dia, me policiando para isso, o restante é lucro.
    . obrigada pelo texto.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  2. É isso, água é tudo de bom.

    Depois que comecei minha RA tenho tomado + de 2 litros por dia e tem me feito muito bem.


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. . fazendo visitinha: com esse calor não esqueça de muitaaaaa água, eu me policiava até dois litros por dia e o resto era lucro, agora estou me policiando até 3 litros.
    . unidas chegaremos muito bem no Natal, as pessoas só agora, com a chegada dessa calor imensoooooo, é que começaram a se movimentar, nós já estamos uns dias à frente.
    . força sempre.
    . peseverança.
    . fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. . fazendo visitinha e sentindo falta de atualização no seu blog.
    . desejo um excelente final de semana pra vc e sua família querida, a Rafinha, amiga de blog, escreveu assim hoje: "O que você prefere? Um minuto de prazer que trará horas de frustração, ou um momento de frustração que trará dias de alegria?"
    . é excelente essa pergunta em final de semana. então é bom decorarmos para nos perguntarmos todas as vezes que pensarmos em jacar.
    . excelente final de semana!
    . beijinhos mil.
    . fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  5. . bom diaaaaa pra vc Dani e com muita determinação na RA, FOCO SEMPRE.
    . estou sentindo falta de atualização do seu blog.
    . vc está no caminho certo, com o pensamento certo, é só continuar com as atitudes certas também.
    . Excelente final de semana.
    . Fique com DEUS.
    . LEILA DINIZ

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom.
    É realmente muito saudavel beber agua, até a celulite beneficia com isso...

    Adorei o poema anterior, ri-me que nem uma perdida, logicamente identifiquei-me com algumas passagens...

    Um Abraço

    P.S. - E essas unhas?!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho de vocês, seus comentários são muito importante para mim!!
Beijos carinhosos














Minha Evolução

LilySlim Weight charts

Curte aí...

Quem sou eu

Minha foto
Casada, mãe, evangélica. Esse ano busco minha meta com a Dukan, mas assim que chegar no meu objetivo (55kgs) retornarei com a Dieta Nota 10.
Tecnologia do Blogger.


Minha inspiração na Dukan. Tudo o que sei sobre a dieta e todas as receitas são extraídas do grupo, do blog ou do instagram dela.


Linkie Love

Seguidores

Powered By Blogger



Pincéis!

Pincéis!

Popular Posts

Pesagens

Data Peso Perda
03.02 64,6 Inicio
10.02 64,4 -200g
11.02 64,1 -300g
17.02 64,5 +400g
18.02 64,0 -500g
19.02 63,6 -400g
21.02 63,3 -300g